Poder transitar entre mundos, vestir diferentes linguagens, fazer parte de grupos distintos sem perder o eixo. Há quem veja isso como instabilidade, mas será que se adaptar é sinônimo de se anular? Talvez ser camaleão seja, na verdade, uma forma sofisticada de sobrevivência, de sensibilidade, de escuta. É saber quando silenciar e quando se colocar, quando pertencer e quando observar. É ter a habilidade rara de ser ponte — entre pessoas, entre ideias, entre espaços.
Não significa ausência de identidade, mas uma identidade tão firme que não precisa provar nada para ninguém.
No fim, o camaleão não se perde: ele se reinventa. E nisso existe força.
fico boba que, de forma direta ou não, tenho minha melhor amiga que diz que é um camaleão em muitos casos, ela gosta demais do animal. em suas palavras é como uma metamorfose ambulante - a musica. e bem, você citou exatamente o que ela é pra mim: uma ponte. Cara, vou mandar esse post pra ela, pera.
ResponderExcluirQue lindo Best, obggd 🥹
ExcluirFico até emocionada de saber que meu post te fez lembrar da sua amiga. Uma "ponte" como ela, que te conecta e te entende, deve ser incrível!
ExcluirGosaria de ser um camaleão, porque as vezes, acabo me importando com coisas desnecesárias. Mas vou sobreviver.
ResponderExcluirEu te entendo, às vezes a gente acaba se apegando a coisas que não valem tanto, né? Mas tenho certeza de que você vai sobreviver a isso!
ExcluirOi!
ResponderExcluirAdoro o "super-poder" de ser um camaleão e poder se misturar em diversos ambientes e situações!
Beijão
https://deiumjeito.blogspot.com/
A capacidade de se adaptar e se encaixar em diferentes ambientes realmente é uma habilidade única e poderosa. Eu também adoro essa ideia de poder se transformar conforme a situação, é como ter uma flexibilidade que pode abrir tantas portas, né?
ExcluirOi Gabi, gostei da reflexão. Acredito que também sou um pouco assim, mas nem tanto como um camaleão, porque apesar de me adaptar, não é uma tarefa nada fácil. Para quem é camaleão, parece ser uma habilidade natural.
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
Oi!! Fico feliz que tenha gostado da reflexão! Eu também acredito que, apesar de nos adaptarmos, não é sempre fácil, né? Para quem tem esse "super-poder" natural, parece fluir com mais facilidade. Mas eu acho que a adaptação é algo que a gente vai aprendendo ao longo do tempo, e cada um tem seu ritmo. O importante é saber que a gente pode se ajustar quando necessário, mesmo que leve um pouco mais de esforço.
ExcluirBela e incrível reflexão. Somos todos camaleões.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Simples, direta e reflexiva. Vou ficar pensando nisso por um bom tempo, pode ter certeza! Sempre me senti meio camaleão, mas nunca pensei que isso poderia ser sobrevivência... obrigada!
ResponderExcluirBeijo enorme ♥️ | Quase Aurora
Que bom que te fez refletir! Às vezes a gente se sente camaleão sem perceber o quanto isso também é uma forma de sobrevivência, né? Fico feliz de ter ajudado a enxergar isso de outro jeito.
ExcluirAdorei a reflexão. É bom lembrar que podemos nos reinventar, sem necessariamente deixarmos de ser quem somos.
ResponderExcluirbeijinhos, nanaview 💌
Fico feliz que tenha gostado! É exatamente isso, a reinvenção não precisa apagar quem somos, mas sim nos ajudar a crescer e nos adaptar às novas fases da vida. A gente pode se transformar e continuar sendo a mesma pessoa, só com mais camadas e experiências.
Excluir